segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O poder da imagem

Segundo Mizan, a sociedade moderna está invadida pelo poder da imagem, principalmente através da fotografia e dos filmes (MIZAN, 2015, p. 271). Acredito que a imagem nunca foi uma mídia independente, mas, diante dos tempos atuais, onde passamos uma grande parte do nosso dia em um ambiente virtual, que veincula ilustrações, filmes e fotografia em um só meio e ao mesmo tempo, a imagem deve ser abordada de maneira diferente no ensino e nos livros didáticos. Ou seja, é preciso investir no que a autora chama de Letramento crítico visual (p. 275), não atendo-se somente ao letramento crítico de discursos escritos/orais.
O livro didático Terra Brasil da editora UFMG analisado em sala de aula, por exemplo, traz imagens meramente ilustrativas. No entanto, ao nos depararmos com uma imagem em uma rede social, são grandes as chances de haver segundas intenções em sua composição ou veinculação.
Um exemplo claro do poder da imagem são as diversas charges de Maomé da Charlie Hebdo que provocaram um ataque à redação da revista francesa que deixou 12 mortos.

O  modo como interpretamos uma imagem traz o que nós somos e, ao mesmo tempo, a imagem tem o poder de mudar um indivíduo socialmente.
É claro que as imagens na rede não são restritas a charges ou ilustrações ou fotografias críticas. Existem também as imagens publicitárias e as imagens usadas por jornais e revistas para ilustrar matérias e artigos. No entanto, usarei novamente uma charge altamente crítica para exemplificar o poder da imagem.


Nessa charge, a mulher de burca julga a liberdade da mulher de biquíni. Essa imagem me marcou profundamente e me fez rever minha visão sobre liberdade e o poder do patriarcado, Assim como me fez questionar o meu ponto de vista em outros assuntos.
Acho que é esse o ponto principal do letramento visual crítico: exercitar e incitar o aluno a enxergar sob diferentes pontos de vista e sempre questionar o que há por trás daquela imagem, da escolha daquela imagem e da criação da imagem.







FONTES
MIZAN, Souzana. Letramento Visual na Mídia. Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2ª ed, 2015.
http://www.leiaja.com/sites/default/files/enviados-2015/not%C3%ADcias/CHARLIE.jpg
https://julianaguarany.files.wordpress.com/2015/01/malcolm-evans.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário