quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Redes sociais e o ensino de LE








Na última aula (26/10) falamos sobre o uso das redes sociais no ensino da língua estrangeira. Acredito que a informalidade e a familiaridade das redes sociais de fato colaboram para o aprendizado de outro idioma.
Penso que talvez fosse interessante utilizar outras redes sociais além das já tradicionais (Facebook, Twitter, Youtube). Como, por exemplo, o Periscope.
O Periscope é uma rede social onde qualquer um pode transmitir ao vivo por meio de vídeo o que está fazendo, podendo interagir com seguidores que mandam mensagem online, em tempo real.
Acredito que essa é uma prática interessante em uma sala de aula de língua estrangeira. No ensino do espanhol, por exemplo, os alunos poderiam acompanhar como é o café da manhã de um mexicano, ou como é a escola na Venezuela. A interação aconteceria online e na língua estrangeira por meio da escrita e da escuta, através do uso real da língua. Além disso, através de Periscopes do cotidiano, o aprofundamento na cultura local não seria mediado por pré conceitos, podendo acontecer a quebra das imagens pré concebidas que temos de outras nacionalidades.




Imagem retirada do Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário